Seja Fiel ao Senhor Sempre!

"Neste artigo, quero ajudar você católico e católica
(de uma forma mais ampla e profunda) entender e efetivamente se tornar fiel ao nosso Senhor Jesus Cristo"


Iniciarei este artigo trazendo o significado da palavra fiel para melhor compreender.
A palavra fiel, no latim é (fidelis), que tem o significado de: leal, honrado, firme, que não contraria a confiança depositada.

Pois bem, depois de saber o significado da palavra fiel, vamos passar para a parte prática da coisa. Vou lhe apresentar três passos principais que não são tão simples assim, mas, porém, com dedicação, perseverança, coração aberto à graça e o auxílio do Senhor (Cf. CIC 1), conseguirá com mais perfeição ser fiel a Ele.

Os três passos são:


1-Conhecer a Deus.
2-Servir a Deus
3-Amar a Deus.

Como diz o catecismo da Igreja Católica, no paragrafo 1721 "Deus nos colocou no mundo para conhece-lo, servir-lo, ama-lo e assim, chegar ao paraíso..." 

Deste modo, seguindo os 3 principais passos com maestria se tornará sem dúvidas, fiel ao Senhor.

Primeiro Passo: Conhecer a Deus

É obvio que o primeiro passo para se tornar fiel a Deus é conhece-lo, como ensina a Santa Mãe Igreja (Cf. CIC 36-37).
Deus sempre esteve perto do homem, (... Chama-o e ajuda-o, a conhece-lo... Cf. CIC 1), agora cabe ao homem buscar o Senhor como nos exorta o profete Isaias,
(... buscai o Senhor... Isaias 52,6-7). Uma vez, tomando a iniciativa de busca-lo acontece o milagre do primeiro encontro (... Vi o Senhor sentado sobre um trono alto e excelso... Isaias 6,1).

Você deve estar se perguntando:
Diante da nossa desobediência e pecado, Deus esteve sempre perto e chama-nos a reconciliar com e conhece-lo mais e mais?

A minha resposta é sim!

Deus está sempre perto de nós (... não temas, porque estou contigo... Isaias 41,10) com o seu amor incondicional (Ágape), pois somos preciosos aos seus olhos (Isaias 43,4). Veja o exemplo de Adão e Eva; o homem e a mulher foram criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1, 26-27).
Deus os colocou no jardim do Édem, e lá havia uma profunda intimidade e conhecimento da criatura humana para com o criador (Deus), vice e versa.

No capítulo 3 de Gênesis, a desobediência e pecado entram na realidade humana, a partir daí criou se uma ruptura, um desligamento do elo de intimidade e fidelidade para com Deus, mas Deus continua fiel, reconcilia conosco e chama-nos (... Se lhe formos infiéis, Ele (Deus) permanece fiel... 2Tm 2,13).

Deus na sua infinita misericórdia continua presente e chama o homem para a reconciliação (Cf. Gn3,9+). Depois do pecado de Adão Eva a raça humana se dispersou espalhando se pelo mundo afora na condição de (nômades), mas Deus esteve sempre por perto e no momento exato, o Senhor se fez encontrar e Henoc com 75 anos andou com Deus (Cf. Gn 5,21-24). A humanidade se multiplicou e a maldade com ela, mas Deus viu um homem justo, Noé (Gn. 6,9b), houve o dilúvio, logo a renovação da face da terra.

Abraão, Isac, Jacó também andaram na presença do Senhor. Eu descrevi o exemplo de homens da bíblia que Deus os chamou, ajudando-os a conhece-lo.
Esses homens tiveram a experiencia de conhecer o Senhor a partir do encontro.
Agora é com você!

 Faça a sua parte, pois Deus está ao seu lado (Isaias 41,10), buscai o Senhor, pois buscando-o é que irá conhece-lo. (Cf. Fl. 3,8).


Outra coisa que muito eficaz para conhecer a Deus é sem dúvida é a oração. (Cf. CIC 2559)

 "Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria" 
                                                                                                       (Santa Teresa do Menino Jesus).


Segundo Passo: Amar a Deus

O primeiro e o maior mandamento da lei de Deus é exatamente amar a Deus, Jesus ensinou este mandamento em Mateus capítulo 22, versículo 37, baseando se na antiga lei de Deuterônomio capítulo 6, versículo 5.

Praticando o primeiro passo que é conhecer a Deus, logo o segundo ficará mais fácil, pois quem conhece ama.
Este passo é um processo de dia após dia, necessita de disciplina e hábito, quanto mais buscar o Senhor, mais o conhecerá e mais ainda o amará; então esse processo de amar a Deus, necessita efetivamente, entender e praticar o primeiro passo, que é conhecer a Deus (Fl. 3,8).

Caríssimo, sabemos que o amor vem de Deus, (... pois Deus é amor... 1 João 4,8b).
Ele nos ama como está escrito em (Isaias 43,4 ... és honrado e eu te amo...), logo a nossa retribuição é ama-lo e ele mesmo nos ajuda nesse amor recíproco (Cf. CIC 1).
Pois bem, (... Quem não ama, não descobriu a Deus ... 1 João 4, 8 a). Somos chamados a experienciar as maravilhas do amor que vem de Deus e passar por este crivo que consiste em três estágios, e são eles:

1- Amar A Deus (Mt. 22,37).
2- Amar a si mesmo (Cf. Lc 12, 6-7 / 1Pd 2,9).
3- Amar o próximo (Mt 22,39).

Terceiro Passo: Servir a Deus

Para servir a Deus é preciso no mínimo duas ciosas:

1 Ter recebido e viver intensamente o sacramento da iniciação cristã que é:                                          
-O Batismo
-O Crisma ou Confissão
-A Comunhão Eucarística (Eucaristia).

2 Estar engajado na Paroquia da sua região, sob a tutela de um Pároco (Padre).

Este é o mínimo, claro existe outros detalhes, mas será tema para outro artigo.
Na Igreja Católica há uma diversidade de ministérios, serviços e pastorais, (Cf. CIC 873 e 910. Cf. 1Cor 12,5).

Depois de passar pelo processo de receber e viver a iniciação cristã e os dois primeiros passos acima que são: conhecer a Deus e amar a Deus, estará pronto para servir.
E assim o Senhor irá lhe disser: (... Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com seu senhor!... Mt 25,21).

Conclusão:

Neste artigo apresentei três passos para ser fiel ao Senhor, esses são os principais para iniciar o processo de fidelidade, pois só pode ser fiel quando conhece, ama e serve.
O primeiro passo informei que o Senhor esta sempre por perto e nos chama, cabe agora busca-lo.

O segundo passo informei que Deus nos ama com um amor ágape, cabe agora ser recíproco.

O terceiro passo informei sobre o serviço, onde na Igreja Católica existe diversos ministérios, serviços, pastorais, e que o mais indicado é que deve-se escolher apenas um só ministério, serviço ou pastoral para servir bem.


Pois bem, termino aqui este artigo, espero ter ajudado você neste tema.
Alguma dúvida, pergunta, opinião, opinião sobre algum tema deixe nos comentários abaixo, a sua participação e muito importante.
Até mais, muito obrigado!
Share:

Postagens mais visitadas