Doutrina Católica Sobre os Sacramentos da Fé

Doutrina: Tradição e Magistério

O Que São os Sacramentos?


O que a Igreja Católica ensina sobre os sacramentos.
Muitos católicos, por diversos motivos, não têm ainda o total conhecimento, e é de suma importância o aprofundamento, neste e em vários outros temas relacionado à Doutrinada Igreja.
Impulsionado por esta missão de transmitir e ensinar verdadeira fé para todas as pessoas, através da internet, quero trazer este importante tema que é vital para vida cristã.

Os Sacramentos:

O Catecismo da Igreja Católica, número 1084 diz:
“os sacramentos são sinais visíveis (palavras e ações) acessíveis a nossa humanidade atual. Realizam eficazmente a graça que significam em virtude da ação de Cristo e pelo poder do Espírito Santo.
O Concílio Vaticano II, chamou a Igreja de Sacramento Universal.  “ela é o braço estendido do Cristo na história dos homens. Quando a Igreja nos toca é Cristo mesmo que nos toca, quando a Igreja nos alcança é Cristo que nos alcança, quando a Igreja nos batiza é Cristo mesmo que nos batiza, quando a Igreja nos perdoa pela confissão é Cristo mesmo que nos perdoa, ou seja, a Igreja é a portadora e administradora da salvação através dos sete sacramentos que ela ministra em nome de Jesus.”

Vamos conferir o Catecismo da Igreja Católica nos números 1131 até 1134. “os sacramentos são sinais eficazes da Graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sobre os quais os sacramentos são celebrados, significam e realizam as graças próprias de cada Sacramento. Produzem frutos naqueles que os recebem com as disposições exigidas. A Igreja celebra os sacramentos como comunidade sacerdotal, estruturada pelo sacerdócio batismal e pelos dos ministros ordenados. O Espírito Santo prepara para a recepção dos sacramentos por meio da palavra de Deus e da fé que acolhe a palavra nos corações bem-dispostos. Então, os sacramentos fortalecem e exprimem a fé. O fruto dá vida sacramental ao mesmo tempo pessoal e eclesial. Por um lado, este fruto é para cada fiel uma vida para Deus em Cristo; por outro, é para a Igreja crescimento na caridade e em sua missão de testemunho.”

 Os Sacramentos Como Economia da Salvação


Celebrados dignamente na fé, os sacramentos conferem a graça que santificam, são eficazes porque neles age o próprio Cristo, é ele quem batiza e quem atua em seus sacramentos, a fim de comunicar a graça santificante pelo sacramento.
Sempre atende a oração da Igreja de seu filho a qual na epiclese cada sacramento exprime sua fé no poder do Espírito.
Assim como o fogo transforma nele mesmo tudo o que toca, o Espírito Santo transforma em vida divina o que é submetido ao seu poder.
A igreja afirma que para os crentes, os sacramentos da nova aliança, são necessários a salvação. A graça sacramental é a graça do Espírito Santo dada por Cristo e peculiar a cada Sacramento.
O Espírito, cura e transforma os que o recebem, conformando com o filho de Deus, o fruto da vida sacramental é que o Espírito de adoção, deifica os fiéis Unidos vitalmente ao filho único o salvador.
Dado como verídico os fatos acima, é salutar dizer que os sacramentos da Igreja são vitais para cada crente, e transmiti, e da a cada filho e filha, as alegrias da vida eterna, e poder participar da economia da salvação.

 Os Sacramentos e a Palavra de Deus


Cristo enviou seus apóstolos para que em seu nome fosse proclamada a todas as nações o arrependimento para a remissão dos pecados (Conferir Evangelho de São Lucas 24, 47).
Fazei que todos os povos se tornem discípulos batizando os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo (Conferir Evangelho de São Mateus 28, 19). A missão de batizar, portanto, a missão sacramental, está implícita na missão de evangelizar pois, o sacramento é preparado pela palavra de Deus e pela fé que é assentimento a esta palavra:

O povo de Deus congrega inicialmente, pela palavra do Deus vivo, a proclamação da palavra é indispensável ao Ministério sacramental, pois, se trata dos sacramentos da fé e está nasce e se alimenta da palavra.
Os sacramentos destinam-se a santificação dos homens a edificação do corpo de Cristo, e ainda ao culto a ser prestado a Deus, sendo sinais, destinam-se também a instrução.
Não só supõe a fé, mas por palavras e coisas também alimentam e fortalecem e a exprimem. Por esta razão são chamados os sacramentos da Fé.

 A Eficácia dos Sacramentos










O professor Felipe Aquino, no seu livro (coleção sacramentos), disse:
“os sacramentos são os canais por onde flui a salvação de todos os homens que Cristo conquistou com a sua morte e ressurreição. Há em todos eles um denominador comum que é o conceito de sinal (seméion, no Grego) eficiente ou sinal que realiza o que ele assinala.”

Todos os sacramentos seja qual for, uns dos sete, é um sinal eficiente. Por isso o cristão não pode ficar sem os sacramentos.

 Interessante, que cada sacramento contém matéria, ou seja, (o pão, o vinho, a água, o gesto), e a palavra proferida sobre a matéria é que testificam o seu sentido. Por exemplo quando Cristo disse: “isto é o meu corpo” da mesma forma o sacerdote diante do crente seja criança, adolescente, ou adulto, ele diz: “eu te batizo.”

 São Tertuliano (+202) disse: “a carne (o corpo) é o eixo da salvação. Lava-se o corpo, a fim de que a alma seja purificada, uni se o corpo a fim de que a alma seja consagrada, o corpo é nutrido pelo corpo e sangue de Cristo, a fim de que a alma se alimente de Deus, não podem, pois, ser separados na recompensa já que estão unidos nas obras da salvação.”

 A eficácia dos sacramentos se confirma no termo em latim “ex opere operato” que quer dizer, pela força do próprio rito. Na Última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, está claro a força da palavra que Jesus disse sobre a matéria do pão”, isto é o meu corpo” sobre a matéria do vinho, “isto é o meu sangue.” 
Da mesma forma, o sacerdote legitimamente ordenado age “In Persona Christ” e com essa autoridade ele diz: “eu te batizo” ou “teus pecados estão perdoados” ou então, “eu vos declaro marido e mulher” etc.

Na Igreja de Cristo à sete sacramentos e são eles:
 o Batismo, a Penitência, a Eucaristia, a Confirmação ou Crisma, o Matrimônio, a Ordem e a Unção dos Enfermos.

 Esse foi mais um artigo, e quis trazer para você uma explicação mais detalhada sobre os sacramentos, irei escrever outros artigos sobre a Doutrina Católica e o ensinamento sobre cada um dos sete sacramentos.

 Eu peço que continue acompanhando este blog, se você tem alguma dúvida, alguma sugestão, ou opinião escreva abaixo nos comentários.

 Muito obrigado!
 Glauco Campos.

Share:

Postagens mais visitadas