NOSSO ITINERÁRIO DE FÉ NÃO É UMA CAMINHADA SOLITÁRIA...

Por Luciana Fernandes


“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28,20)

 

Nós cristão somos caminhantes e temos uma missão que recebemos no batismo. Somos seguidores de Cristo, somos filhos de Maria. Na Cruz, Cristo disse ao apóstolo João: “Filho, eis aí sua mãe!”.  Isso foi uma honra para a Humanidade, mas reforçou também o nosso compromisso missionário. Maria foi a primeira discípula missionária de Jesus Cristo. Ela aprendeu com seu Filho, seguindo-o até a cruz e na manhã de Pentecostes lá estava ela junto aos discípulos, pronta para dar continuidade ao projeto de Deus. Ela é o modelo de todos os discípulos e evangelizadores por seu testemunho de oração, de escuta da Palavra de Deus e de pronta e fiel disponibilidade ao serviço do Reino.

Nós somos os continuadores da missão, os novos evangelizadores, os responsáveis pela perpetuação da Igreja no mundo, através dos ensinamentos, da pregação e da vivência da Palavra. Não podemos nos calar. Não podemos ficar parados, estagnados pela covardia ou pelo comodismo. Precisamos ir ao encontro do outro levando a Boa-Nova que Cristo nos deixou.
Deus ao nos enviar seu Filho, manifestou sua intervenção misericordiosa na  história humana. Ele veio como Caminho, Verdade e Vida e nós que cremos nele, não caminhamos sozinhos. Ele ressuscitou, mas enviou-nos o Espírito Santo, que nos concede os dons necessários para não nos afastarmos do caminho do céu. Somos testemunhas do Cristo Ressuscitado no mundo e “ai de nós se não pregarmos o Evangelho”- como bem disse o apóstolo Paulo.
 Atualmente, DEUS continua a nos chamar e convoca todos os cristãos, segundo os carismas de cada um, para ocupar determinada posição na propagação do EVANGELHO, e precisamos ouvir, ler e estudar muito a Palavra de DEUS, para estarmos atualizados e podermos participar da missão evangelizadora da Igreja, dentro do PLANO DE DEUS, guiados e dirigidos pelo ESPÍRITO SANTO.

 O EVANGELHO precisa chegar ao  maior número de pessoas possível e não são somente os padres que têm a missão de propagá-lo. Todos nós batizados, cada um dentro do projeto que é capaz de realizar, seja esse o mais modesto ou o mais arrojado, tem a sua parte a cumprir nessa missão. O que Deus quer é que cada um realize o que se propôs em seu coração, para que um número maior de almas possa ser conquistado para Deus.

  É árduo o trabalho evangelizador. Basta lembrarmos dá parábola do semeador para não desanimarmos em nosso trabalho. É certo que nem todas as sementes darão fruto, mas nem por isso podemos deixar de lançá-las à terra. Em contrapartida, nessa caminhada de fé e vida, nós não estamos sozinhos. Nisso reside nossa força e nossa esperança na caminhada. Jesus caminha conosco, como prometeu

“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28,20).


 Em outubro de 2019, como instituiu o papa Francisco, vamos viver o Mês Missionário Extraordinário e já nos colocamos em oração, reflexão e ação para vivermos da melhor forma possível, na dimensão de batizados e enviados, como sugere a temática escolhida pelo papa: “Somos convidados a confirmar a nossa identidade batismal com um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo: Ele envia-nos para sermos suas testemunhas no mundo”.
 Para finalizar, é bom lembrar que ser missionário e/ou evangelizador não requere necessariamente sair de sua pátria, de sua cidade, mas sair de si mesmo, vencer as barreiras do comodismo e do egoísmo para partilhar as verdades do Reino com aqueles que ainda não as conhecem. Para tal, precisamos ser solidários e generosos, precisamos saber acolher e partilhar e precisamos vencer o apego às coisas que passam.

  Que cada um pense na melhor forma de contribuir com a evangelização: seja dizimista fiel, reze pelas missões, faça parte de uma pastoral, pratique obras de caridade, dê testemunho de sua fé. Mas faça tudo com boa vontade, com alegria e com fé na presença de Cristo. E que no final da nossa peregrinação terrena possamos dizer como PAULO: “Combati o bom combate, vivi a fé”.
Amém!
Share:

Postagens mais visitadas