Jesus caminha conosco e permanecerá até a consumação dos séculos



-1ª Seção >>> (Somos dependentes de Deus e ele caminha conosco)









Para compreender a nossa dependência de Deus é preciso voltar no passado mais remoto da história da humanidade (o Gênesis).

(1. No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairavam sobre as águas. 3. Deus disse: “Faça-se a luz!”. E a luz foi feita. 4. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Gênesis 1,1-3).

Neste trecho de Gênesis que citei acima, mostra que a terra estava vazia e havia uma escuridão, veja que Deus quis preparar toda a criação da terra, (mas antes da criação Ele separou a luz das trevas, ao longo do texto irá entender sobre a luz e as trevas) só depois, então, Deus criou sua obra prima,

(Gênesis 1,27 "Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." Gênesis 2,7 "O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem se tornou um ser vivente.")

 E, diga-se de passagem, somos preciosos aos olhos de Deus,

(Isaias 43,4 "Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti.").

De fato, somos preciosos e especiais, tanto que Deus fez um lugar que seria para nós, mas onde somente Adão e Eva desfrutaram por um certo tempo, era um jardim no Éden (Cf. Gênesis 2,8), lá não havia dor, sofrimento e nada semelhante. Os nossos primeiros pais, Adão e Eva tinham uma perfeita e intima comunhão com Deus (Cf. Gênesis 3,8), Deus caminhava, dialogava e conferia-lhes autoridade sobre todo ser vivente na terra, nas águas, nos ares, até que a desobediência e o pecado adentrou no jardim contaminando o coração deles, com isso, a consequência foi o desligamento da comunhão com Deus (Cf. Gênesis 3,16-17).

Depois deste drástico acontecimento, o homem foi expulso do paraíso, nasce inimizade com Deus, e eles se dispersarão, se tornando “nômades”. Longos anos se passaram e muitos povos vindouro, pós a primeira geração, não tiveram a oportunidade de conhecer a Deus Pai Criador.

Você percebe que enquanto Adão e Eva estavam sob a tutela, proteção e comunhão com Deus lá no jardim no Éden, eles tinham tudo, tinham santidade, paz, alimento, (luz = graça) e vida eterna propriamente dito. E por causa da desobediência perderam tudo, então houve (trevas = pecado), mas não uma perda permanente.
Por isso digo, somos dependentes de Deus, necessitamos que ele caminhe conosco.

E para restabelecer todas essas coisas que nos foram dadas através de Adão e Eva, é preciso haver a reconciliação.
O Catecismo da Igreja Católica nos números 27, 44 e 49 diz:

Confira as referências no link abaixo


-2ª Seção >>> (Deus se revela ao homem)


Resultado de imagem para imagem de Deus se revela ao homem na sarça ardente






Deus se revela ao homem que se dispersou, importante deixar bem claro, Deus   nunca nos abandona.
Deus é 100% misericórdia, 100% justiça, a nossa desobediência que cria barreiras para a comunhão com o Senhor.

Nesta seção acesse o link abaixo para ler as referências do catecismo.

 -3ª Seção >>> (A Epifania do Senhor é a garantia da reconciliação) - primeira parte da revelação


Epifania quer dizer a vinda de Jesus, o Deus feito homem habitou entre nós.
No Evangelho de Mateus 1,23 está escrito:

“"Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7,14), que significa: Deus conosco." 

Neste versículo de Mateus vemos que Deus quer restabelecer aquela intima comunhão de outrora, tal quão como era no Éden, e para que isso de fato acontecesse Ele quis estar bem perto de nós, (Emanuel quer disser Deus Conosco, Deus quer caminhar conosco.
E par isso acontecer Deus se fez carne e habitou no meio de nós,

(João 1,1 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus." João 1,14 "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.")

O Catecismo da Igreja Católica nos números 65 e 66 diz:

Confira as referências no link abaixo

 -4ª Seção >>> (Jesus caminha conosco)


-Revelação final
Resultado de imagem para imagem de jesus caminhando conosco
Agora nesta etapa final da revelação, Jesus inicia a sua vida pública (Cf. Mateus 5,1-16) e se revela Deus (João 14,9-10. "9. Respondeu Jesus: “Há tanto tempo que estou convosco e não me conhe­ceste, Filipe! Aquele que me viu viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai..." 10. Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Cf. João 10,30 e 38) e novamente caminha conosco.
Jesus tem ao seu redor inúmeros discípulos, no qual ele escolhe 12 como lideres, por assim dizer (Cf. Mateus 10,2-4). Durante o tempo que entre nós fisicamente diz os Apóstolos na primeira carta de João 1,1-3  "1.O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida – 2.porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou –, 3.o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo."

Necessitamos de caminhar com Jesus e vice-versa, para que as trevas não domine o nosso ser (Cf. João 8,12) e que estejamos preparados, santificados prontos para o nosso Senhor, como diz o Catecismo da Igreja Católica número 27: “O desejo de Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus.”

Jesus promete caminhar conosco, (João 14,18 Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós.) porque sem ele nada podemos fazer, é como se fossemos um galho cortados da árvore e Jesus isso (Cf. João 15,5-6).
Somos as vezes como os dois homens a caminho de Emaús, “insensatos e lentos de coração para crer”, logo precisamos do Senhor, por isso, “o próprio Jesus aproximou-se e pôs-se a caminhar com eles, Lucas 24, 15.”
E por humildade reconheçamos a necessidade da presença de Jesus e digamos como os dois disseram, “Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina. Lucas 24,29”.

>>> Termino este artigo com a bela oração de São Padre Pio <<<

 Veja a oração no link abaixo



Share:

Postagens mais visitadas