Blog Catequista-Online, Explica a Imaculada Conceição de Maria

Maria foi preservada da mácula do pecado original, desde a sua concepção!

Não foi fácil, foi árduo, porém, salutar!

Me dediquei ao máximo, pesquisei na Tradição da Igreja, nos escritos dos Santos Padres, nos Concílios, e na Sagrada Escritura, para trazer até você uma explicação detalhada sobre a Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Jesus.

A Imaculada Conceição de Maria



Então, declaro com toda a Igreja: “A imaculada Conceição de Maria é dogma de fé.”

Quisera Deus que fosse assim, pois o seu filho, Jesus, “bendito fruto”, só poderia tornar-se carne humana em um ventre “bendito, Imaculado”, e Santa Isabel confirma dizendo profeticamente em Lucas 1,42, ela olhando nos olhos de Maria disse: “Benedicta tui in mulieribus et benedictus fructus ventris tui, Iesus” = “Bendita és tu entre todas as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre.”

Interessante que Jesus fala em Mateus 7, “é pelos frutos que conhecereis a árvore," (Cf. Mateus 7,16-20). Ora, Jesus é o fruto bendito, sem pecado, logo Maria é a árvore bendita, sem pecado. 

São Boaventura afirma que os nove coros de anjos clamaram a Maria dizendo: “Sancta, sancta, sancta Maria, Dei Genitrix et Virgo” = “Santa, santa, santa Maria, a Virgem Mãe.”

O profeta Isaias 700 anos antes de Cristo, Profetizou: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel...” (Isaias 7,14b). 

“Maria é Imaculada, porque foi totalmente preservada da mácula do pecado original, desde sua conceição, ou seja, desde a gestação no ventre de sua Mãe Santa Ana”

O que dizem os Santos Padres e os Concílios sobre a Imaculada Conceição de Maria, ao longo dos séculos.




A Igreja como Mãe e Mestra (Mater et Magister), e juntamente com seus fiéis Santos Padres, sempre firmes nos seus ensinamentos, afirmaram desde os primeiros séculos que Maria é a nova Eva e toda Pura. 




Em uma bela oração a Maria, datada do século III “Sub tuum praesidium” (À vossa proteção), já deixa indícios de que os Santos Padres acreditavam na virgindade perpetua e santidade de Maria.

Veja a oração:

“À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!”.

Nesta oração eu marquei em negrito duas Frases, “Santa Mãe de Deus” e “ó Virgem gloriosa e bendita”, tudo leva a crer que desde o início a Igreja já tinha esse ensinamento de uma forma indireta sobre a Imaculada Conceição de Maria.

-Orígenes, no Século III foi o primeiro a chamar Maria de “toda santa.”

-Metodio de Olímpia, no século IV, dizia: “Maria, cheia de graça e imácula”. Ainda no Século IV Santo Efrem é mais convicto, e dizia: “em ti, Senhor, não há mancha nem há em tua mãe mancha alguma”. Santo Agostinho de Hipona, século IV disse: “Nem se deve tocar na palavra ‘pecado’ em se tratando de Maria; e isso por respeito Aquele de quem mereceu ser Mãe, que a preservou de todo pecado por sua graça”. No concílio de Éfeso ano 431, declaravam Maria como “santa” “santa Mãe de Deus.”

-Teotecno, Bispo de Livias, no século VI, fala de Maria “feita de barro puro e imaculado.”

-Os cristãos do século VII, sem nenhum medo e com mais frequência chamam Maria de “Imaculada”.  São Germano de Constantinopla a chama de “imaculadíssima.” O Papa Honório I fala da “santa e imaculada Virgem Mãe de Deus”. Na Igreja do Oriente, começa-se a celebrar a festa da Conceição de Maria.

-São João Damasceno, século VIII confirma: “foste conservada sem mancha, como esposa de Deus, para que por tua natureza fosses a Mãe de Deus” e prossegue dizendo: “Nesse paraíso não teve entrada a serpente”.
-Pascásio Radberto, no século IX afirma que Maria foi “isenta de todo pecado original.”

-Santo Anselmo, no século X, faz uma brilhante e eloquente pergunta: “Deus, que pôde conceder a Eva a graça de vir ao mundo imaculada, não teria podido concedê-la também a Maria?

-Santo Anselmo, no século XI, lembra que Maria também participa da redenção universal de Cristo, e, deste modo, o dogma da Imaculada Conceição não contradiz o ensinamento Bíblico.

-Eadmer, Monge de Canterbery, século XII escreve o primeiro tratado sobre a Conceição de Maria. São. Boaventura afirma que o mal nunca tocou em Maria.

-Duns Scoto, no século XIII afirma com veemência, “pelos merecimentos de Cristo, sua Mãe foi preservada do pecado original.”

-O Papa Sixto IV, (ano1477) concede a 1ª aprovação a um ofício e uma missa da Imaculada Conceição de Maria.
-O Papa Paulo V (ano 1617) determinou duramente um ensinamento que, no futuro, ninguém poderia assumir uma postura contrária à opinião Imaculista.

-O Papa Clemente XIII, (ano 1764) recomenda a novena da Imaculada Conceição de Maria como uma indulgencia.
-Em 1830, Maria aparece a Santa Catarina Labouré e manda cunhar Medalha Milagrosa, com a inscrição: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.”

-Enfim, O Beato Papa Pio IX, (1854) declara solenemente a Imaculada Conceição como dogma de fé.
-Em Lourdes, século XIV, Maria aparece a Santa Bernadete Soubirous, e disse: “Eu sou a Imaculada Conceição.”

Os Concílios e o Catecismo da Igreja, Sobre a Imaculada Conceição


“Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, “cumulada de graça” por Deus, foi redimida desde a concepção.
É isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX”. (CIC491).



-O concílio de Basiléia, (ano,1435) reforça o valor da fé popular na Imaculada Conceição de Maria.


-Na bula Ineffablis Deus, o Papa Pio IX, juntamente com toda Igreja declara que: “A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha do pecado original.”

-No catecismo da Igreja Católica, número 492 se refere a Imaculada Conceição de Maria dizendo: “Esta “santidade resplandecente, absolutamente única” da qual Maria é “enriquecida desde o primeiro instante de sua conceição” lhe vem inteiramente de Cristo: “Em vista dos méritos de seu filho, foi redimida de um modo mais sublime.”

Mais do que qualquer outra pessoa criada, o Pai a “abençoou com toda a sorte benção espirituais, nos céus em Cristo” (Efésios. 1,3). Ele a “escolheu nele (Cristo), desde antes da fundação do mundo, para ser Santa e Imaculada em sua presença no amor” (Efésios. 1,4).

Pois bem, meus irmãos, poderia terminar este artigo por aqui, porque tudo que está escrito acima deixa provas que de é fato, Maria é Imaculada, foi concebida sem pecado original, mas tem algumas pessoas que querem as provas na Bíblia.

Alguns até dizem: quero ver você provar isso tudo na bíblia, Rssss... então vamos lá na Bíblia!

A Imaculada Conceição na Bíblia



Primeiramente vou mostrar para você a tática protestante para atacar a santidade Maria, eles usam a Bíblia para fazer esses ataques, mas própria Bíblia, nos dá a resposta e mostra claramente que Maria é Imaculada.






-Primeiro ataque: Romanos 3,23 “visto que todos pecaram e todos estão privados da gloria de Deus...” (Daí vem a famosa argumentação: “Se todos pecaram, Maria também pecou”).

-Segundo ataque: Romanos 3,10 “conforme está escrito: Não há homem justo, não há um sequer” (O protestante diz: “se não há nenhum justo sequer, Maria não é justa”).

-Terceiro ataque: Lucas 1,46-47 “Maria, então, disse: “Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus meu Salvador...”. (Se Maria Chama Deus de meu Salvador, logo ela é pecadora).

-Quarto ataque: Lucas 2,22 “Quando se completaram os dias para a purificação deles, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém a fim de apresenta-lo ao Senhor...” (Então se Maria foi purificar-se, logo ela era pecadora).

A esses ataques vou responder os três primeiros, já com uma única resposta.

Existem duas formas de salvação:
    1- A salvação depois da queda.
    2- A salvação por antecipação, antes da queda, (essa se forma de salvação, se deu somente a Maria).

  Todos nós fomos salvos depois da queda, mas somente Maria foi salva por antecipação, Judas 1,24 “Aquele que pode guardar-vos da queda e apresentar-vos perante sua glória irrepreensíveis e jubilosos.” 
    A resposta mais adequada a esses três primeiros ataques está em Lucas 1,28 “Ave gratia plena Dominus tecum” = “Ave cheia de graça o Senhor é contigo.” Perceba o termo em negrito, “gratia plena”, que quer dizer graça plena ou plena de graçaNo Grego foi usado o verbo ke-chari-tomene, o grande detalhe que se deve no notar é que este verbo Grego está no particípio pacífico perfeito, ou seja, ke-chari-tomene quer dizer, graça plena por todo o sempre, desde sua Conceição até a sua Assunção ao céu. Se Maria tivesse recebido a graça somente no dia da anunciação do anjo Gabriel, o verbo seria charitomente, ou seja, apenas uma graça no presente. Se Maria tivesse perdido a graça ao longo da vida, o verbo seria chariteiza, ou seja, apenas um estado de graça, mas não, eu volto a dizer de novo o verbo Grego é ke-chari-tomene, cheia de graça por todo sempre.
  
  Quero deixar outras passagens bíblicas que defendem a Imaculada Conceição de Maria.

-Cântico dos Cânticos 4,7 “ÉS toda bela, minha amada, e não tens um só defeito.”

-Cântico dos Cânticos 4,12 “És jardim fechado, minha, irmã, minha noiva, és jardim fechado, uma fonte lacrada.”

-Cântico dos Cânticos 6,9a “Uma só é minha pomba sem defeito, uma só a perfeita pela mãe que a gerou.”

Para o quarto ataque, quando os protestantes dizem: “Maria foi purificar-se, então ela é pecadora”, darei a resposta agora.

Jesus Cristo nasceu debaixo da lei como está escrito em Gálatas 4:4, e portanto obedeceu às leis, Jesus, como substituto do homem, tinha que se submeter à lei em todo o detalhe, da mesma forma, Maria estava submissa a lei, portanto ela levando o seu filho Jesus foi ao templo, para purificar-se, mas não purificar de um pecado ou defeito, mas para obedecer e cumprir a lei. 

Então lhe faço uma pergunta que está no livro de Jó 14,4 “Quem fará sair o puro do impuro?" Minguem! Ora Jesus é o bendito fruto, logo o ventre de e Maria toda é pura. Lucas 1,42 “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu frente.” (Cf. Mateus 7,16-20 e Tiago. 3,12).

Então meu irmão e irmã, aqui esta todo o respaldo na Tradição, na Bíblia, no Magistério, nos documentos e concílios, para defender a Imaculada Conceição de Maria.
Salve Maria Imaculada! 


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