Maria foi preservada da mácula do pecado original, desde a sua concepção!
Não foi
fácil, foi árduo, porém, salutar!
Me dediquei ao máximo, pesquisei na Tradição
da Igreja, nos escritos dos Santos Padres, nos Concílios, e na Sagrada
Escritura, para trazer até você uma explicação detalhada sobre a Imaculada
Conceição de Maria, Mãe de Jesus.
A Imaculada Conceição de Maria
Então,
declaro com toda a Igreja: “A imaculada Conceição de Maria é dogma de fé.”
Quisera Deus que fosse assim, pois o seu filho, Jesus, “bendito fruto”, só
poderia tornar-se carne humana em um ventre “bendito, Imaculado”, e Santa Isabel
confirma dizendo profeticamente em Lucas 1,42, ela olhando nos olhos de Maria
disse: “Benedicta tui in mulieribus et benedictus fructus ventris tui, Iesus” =
“Bendita és tu entre todas as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre.”
Interessante
que Jesus fala em Mateus 7, “é pelos frutos que conhecereis a árvore," (Cf. Mateus
7,16-20). Ora, Jesus é
o fruto bendito, sem pecado, logo Maria é a árvore bendita, sem pecado.
São
Boaventura afirma que os nove coros de anjos clamaram a Maria dizendo: “Sancta,
sancta, sancta Maria, Dei Genitrix et Virgo” = “Santa, santa, santa Maria, a Virgem
Mãe.”
O profeta
Isaias 700 anos antes de Cristo, Profetizou: “Eis que a virgem conceberá e dará
à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel...” (Isaias 7,14b).
“Maria é Imaculada, porque foi
totalmente preservada da mácula do pecado original, desde sua conceição, ou
seja, desde a gestação no ventre de sua Mãe Santa Ana”
O que dizem os Santos Padres e os Concílios sobre a Imaculada Conceição de Maria, ao longo dos séculos.
A Igreja como Mãe e Mestra (Mater et Magister), e juntamente com seus fiéis Santos Padres, sempre firmes nos seus ensinamentos, afirmaram desde os primeiros séculos que Maria é a nova Eva e toda Pura.
Em uma bela oração a Maria, datada do século III “Sub tuum praesidium” (À vossa proteção), já deixa indícios de que os Santos Padres acreditavam na virgindade perpetua e santidade de Maria.
Veja a oração:
“À vossa
proteção recorremos Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre
de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e
bendita!”.
Nesta oração eu marquei em negrito duas Frases, “Santa Mãe de Deus” e “ó Virgem gloriosa e bendita”, tudo leva
a crer que desde o início a Igreja já tinha esse ensinamento de uma forma
indireta sobre a Imaculada Conceição de Maria.
-Orígenes, no Século III foi o primeiro a chamar Maria de
“toda santa.”
-Metodio de Olímpia, no século IV, dizia: “Maria, cheia de
graça e imácula”. Ainda no Século IV Santo Efrem é mais convicto, e dizia: “em
ti, Senhor, não há mancha nem há em tua mãe mancha alguma”. Santo Agostinho de Hipona, século IV disse:
“Nem se deve tocar na palavra ‘pecado’ em se tratando de Maria; e isso por
respeito Aquele de quem mereceu ser Mãe, que a preservou de todo pecado por sua
graça”. No concílio de Éfeso ano 431, declaravam Maria como “santa” “santa Mãe
de Deus.”
-Teotecno, Bispo de Livias, no século VI, fala de Maria
“feita de barro puro e imaculado.”
-Os cristãos do século VII, sem nenhum medo e com mais
frequência chamam Maria de “Imaculada”.
São Germano de Constantinopla a chama de “imaculadíssima.” O Papa
Honório I fala da “santa e imaculada Virgem Mãe de Deus”. Na Igreja do Oriente,
começa-se a celebrar a festa da Conceição de Maria.
-São João Damasceno, século VIII confirma: “foste conservada
sem mancha, como esposa de Deus, para que por tua natureza fosses a Mãe de
Deus” e prossegue dizendo: “Nesse paraíso não teve entrada a serpente”.
-Pascásio Radberto, no século IX afirma que Maria foi “isenta
de todo pecado original.”
-Santo Anselmo, no século X, faz uma brilhante e eloquente
pergunta: “Deus, que pôde conceder a Eva a graça de vir ao mundo imaculada, não
teria podido concedê-la também a Maria?
-Santo Anselmo, no século XI, lembra que Maria também
participa da redenção universal de Cristo, e, deste modo, o dogma da Imaculada
Conceição não contradiz o ensinamento Bíblico.
-Eadmer, Monge de Canterbery, século XII escreve o primeiro
tratado sobre a Conceição de Maria. São. Boaventura afirma que o mal nunca
tocou em Maria.
-Duns Scoto, no século XIII afirma com veemência, “pelos
merecimentos de Cristo, sua Mãe foi preservada do pecado original.”
-O Papa Sixto IV, (ano1477) concede a 1ª aprovação a um
ofício e uma missa da Imaculada Conceição de Maria.
-O Papa Paulo V (ano 1617) determinou duramente um
ensinamento que, no futuro, ninguém poderia assumir uma postura contrária à
opinião Imaculista.
-O Papa Clemente XIII, (ano 1764) recomenda a novena da
Imaculada Conceição de Maria como uma indulgencia.
-Em 1830, Maria aparece a Santa Catarina Labouré e manda
cunhar Medalha Milagrosa, com a inscrição: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai
por nós que recorremos a Vós.”
-Enfim, O Beato Papa Pio IX, (1854) declara solenemente a
Imaculada Conceição como dogma de fé.
-Em Lourdes, século XIV, Maria aparece a Santa Bernadete
Soubirous, e disse: “Eu sou a Imaculada Conceição.”
Os Concílios e o Catecismo da Igreja, Sobre a Imaculada Conceição
“Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que
Maria, “cumulada de graça” por Deus, foi redimida desde a concepção.
É isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição,
proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX”. (CIC491).
-O concílio de Basiléia, (ano,1435) reforça o valor da fé popular na Imaculada Conceição de Maria.
-Na bula Ineffablis Deus, o Papa Pio IX, juntamente com toda
Igreja declara que: “A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua
Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos
méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de
toda mancha do pecado original.”
-No catecismo da Igreja Católica, número 492 se refere a
Imaculada Conceição de Maria dizendo: “Esta “santidade resplandecente,
absolutamente única” da qual Maria é “enriquecida desde o primeiro instante de
sua conceição” lhe vem inteiramente de Cristo: “Em vista dos méritos de seu filho,
foi redimida de um modo mais sublime.”
Mais do que qualquer outra pessoa criada, o Pai a “abençoou com toda a sorte benção espirituais, nos céus em Cristo” (Efésios. 1,3). Ele a “escolheu nele (Cristo), desde antes da fundação do mundo, para ser Santa e Imaculada em sua presença no amor” (Efésios. 1,4).
Mais do que qualquer outra pessoa criada, o Pai a “abençoou com toda a sorte benção espirituais, nos céus em Cristo” (Efésios. 1,3). Ele a “escolheu nele (Cristo), desde antes da fundação do mundo, para ser Santa e Imaculada em sua presença no amor” (Efésios. 1,4).
Pois bem, meus irmãos, poderia terminar este artigo por aqui,
porque tudo que está escrito acima deixa provas que de é fato, Maria é
Imaculada, foi concebida sem pecado original, mas tem algumas pessoas que
querem as provas na Bíblia.
Alguns até dizem: quero ver você provar isso tudo na bíblia,
Rssss... então vamos lá na Bíblia!
A Imaculada Conceição na Bíblia
Primeiramente vou mostrar para você a tática protestante para
atacar a santidade Maria, eles usam a Bíblia para fazer esses ataques, mas
própria Bíblia, nos dá a resposta e mostra claramente que Maria é Imaculada.
-Primeiro ataque: Romanos 3,23 “visto que todos pecaram e todos estão privados da gloria de Deus...” (Daí vem a famosa argumentação: “Se todos pecaram, Maria também pecou”).
-Segundo ataque: Romanos 3,10 “conforme está escrito: Não há
homem justo, não há um sequer” (O protestante diz: “se não há nenhum justo
sequer, Maria não é justa”).
-Terceiro ataque: Lucas 1,46-47 “Maria, então, disse: “Minha
alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus meu Salvador...”. (Se
Maria Chama Deus de meu Salvador, logo ela é pecadora).
-Quarto ataque: Lucas 2,22 “Quando se completaram os dias
para a purificação deles, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém a fim
de apresenta-lo ao Senhor...” (Então se Maria foi purificar-se, logo ela era
pecadora).
A esses ataques vou responder os três primeiros, já com uma
única resposta.
Existem duas formas de salvação:
1- A
salvação depois da queda.
2- A salvação por antecipação, antes da
queda, (essa se forma de salvação, se deu somente a Maria).
Todos nós fomos salvos depois da queda, mas somente Maria foi
salva por antecipação, Judas 1,24 “Aquele que pode guardar-vos da queda e
apresentar-vos perante sua glória irrepreensíveis e jubilosos.”
A resposta mais adequada a esses três primeiros ataques está
em Lucas 1,28 “Ave gratia plena
Dominus tecum” = “Ave cheia de graça
o Senhor é contigo.” Perceba o termo em negrito, “gratia plena”, que quer dizer graça
plena ou plena de graça. No Grego foi usado o verbo ke-chari-tomene, o grande detalhe
que se deve no notar é que este verbo Grego está no particípio pacífico
perfeito, ou seja, ke-chari-tomene quer dizer, graça plena por todo o sempre, desde sua Conceição até a sua
Assunção ao céu. Se Maria tivesse recebido a graça somente no dia da anunciação
do anjo Gabriel, o verbo seria charitomente, ou seja, apenas uma graça no
presente. Se Maria tivesse perdido a graça ao longo da vida, o verbo seria
chariteiza, ou seja, apenas um estado de graça, mas não, eu volto a dizer de novo
o verbo Grego é ke-chari-tomene, cheia
de graça por todo sempre.
Quero deixar outras passagens bíblicas que defendem a Imaculada Conceição de Maria.
-Cântico dos Cânticos 4,7 “ÉS toda bela, minha amada, e não tens um só defeito.”
-Cântico dos Cânticos 4,12 “És jardim fechado, minha, irmã, minha noiva, és jardim fechado, uma fonte lacrada.”
-Cântico dos Cânticos 6,9a “Uma só é minha pomba sem defeito, uma só a perfeita pela mãe que a gerou.”
Para o quarto ataque, quando os protestantes dizem: “Maria foi purificar-se, então ela é pecadora”, darei a resposta agora.
Jesus Cristo nasceu debaixo da lei como está escrito em Gálatas 4:4, e portanto obedeceu às leis, Jesus, como substituto do homem, tinha que se submeter à lei em todo o detalhe, da mesma forma, Maria estava submissa a lei, portanto ela levando o seu filho Jesus foi ao templo, para purificar-se, mas não purificar de um pecado ou defeito, mas para obedecer e cumprir a lei.
Então lhe faço uma pergunta que está no livro de Jó 14,4 “Quem fará sair o puro do impuro?" Minguem! Ora Jesus é o bendito fruto, logo o ventre de e Maria toda é pura. Lucas 1,42 “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu frente.” (Cf. Mateus 7,16-20 e Tiago. 3,12).
Então meu irmão e irmã, aqui esta todo o respaldo na Tradição, na Bíblia, no Magistério, nos documentos e concílios, para defender a Imaculada Conceição de Maria.
Salve Maria Imaculada!